Resenha: Boneco de Neve




Título: Boneco de Neve
Autor(a): Jo Nesbø
Editora: Record
ISBN: 9788501094803
Páginas: 420
Ano: 2013
Compre: Buscapé | Submarino
Skoob | GoodReads
Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 

Encontrar um simples boneco de neve no seu jardim na manhã da primeira nevasca do ano na Noruega deveria ser algo incrível, mas desde que posteriormente ao desaparecimento de um membro da família , se descobre que um boneco de neve apareceu misteriosamente no jardim da família pode estar associado ao crime, o detetive Harry Hole começa a desconfiar da inocência desses bonecos. Enquanto o detetive procura descobrir qual seria a suposta ligação do boneco ao crime, é desencadeada uma investigação de tirar o fôlego quando percebe que podem estar atrás de um serial killer muito inteligente e imprevisível.

Em breve virá a primeira neve. E então ele aparecerá outra vez. O boneco de neve. E, quando a neve sumir, ele terá levado alguém consigo. (...)
Página 70

Importante começar dizendo que esse foi sem dúvida um dos melhores livros que eu li em 2013. Eu sei que vocês não estão acostumados a me ver falando de thrillers aqui no blog, mas saibam que gosto muito deles mesmo tendo negligenciado o gênero nos últimos anos. Depois de muito pesquisar sobre o livro - e sofrer uma pressão enorme por parte do Leonardo do blog Um Leitor A Mais - resolvi solicitar para editora e conferir. Óbvio que teria me arrependido se não tivesse lido.

Antes desse livro, nunca tinha ouvido falar do autor e realmente não sei como isso é possível já que o autor possuí o dom de prender o leitor do início ao final com uma trama totalmente surpreendente em que você nunca sabe qual será o próximo passo da investigação e nem do assassino. Muitas emoções me acompanharam durante a leitura e as principais foram medo e ansiedade, tornando difícil que eu largasse o livro por muito tempo por isso li bem rápido. 

A trama toda envolvendo o assassino é muito bem desenvolvida pelo autor e faz com que o leitor seja um participante ativo da investigação sem deixar claro quem ou o porque as coisas aconteceram com as vítimas, revelando calmamente elementos da trama para fazer com que o leitor entenda a complexidade do crime, como ele foi arquitetado e tente criar as suas próprias teorias. 

Mesmo tendo me frustrado com boa parte das minhas suposições, fiquei totalmente satisfeita com o desenrolar da história afinal ser surpreendido é muito bacana. Apesar das minhas suposições não terem sido certeiras em tudo, o desfecho foi sensacional pra mim. Enquanto lia, um filme passava pela minha mente, tanto que ao encontrar uma notícia antiga de que o livro viraria filme, fiquei empolgada mesmo não tendo encontrado nada concreto sobre a produção ainda. Posso me arriscar a dizer, que Nesbø consegue pensar e criar um verdadeiro assassino, sorte nossa que ele se tornou escritor.

Sem cometer nenhum exagero, o autor sabe deixar o leitor imaginando o assassinato sem exagerar nos detalhes do crime e mesmo assim mexendo com a imaginação do leitor, mesmo após dias e algumas leituras feitas depois, ainda consigo lembrar delas na minha mente, por isso digo que não é pela narrativa leve que ele deixa de ser perturbador portanto se você não consegue lidar com isso, nem se arrisque. 

Boneco de Neve apesar de ser o sétimo livro da série de  Jo Nesbø sobre o investigador Harry Hole, tem uma história totalmente independente dos outros. A única ressalva que tenho é que provavelmente por ter começado daqui, senti falta de muitas coisas sobre o personagem principal, mesmo ele estando longe de ser um cara carismático. Que fique claro, isso não influencia na história e algumas coisas que explicam a personalidade dele são ditas superficialmente ao longo do livro só que mesmo assim, fiquei extremamente incomodada por não poder me aproximar mais do personagem e descobrir mais sobre seu relacionamento com a ex-mulher Rakel e seu filho Oleg que também são muito bem aproveitados na história.

A diagramação interna é muito boa e a capa é tão misteriosa quanto a história. Não encontrei um padrão no tamanho dos capítulos, mas em geral são medianos o que não torna a leitura rápida ou cansativa, dá o ponto certo para prosseguir. Leitura mais do que recomendada aos amantes do gênero, ou para aqueles que querem se aventurar em algo novo. 

Esse livro foi cedido para resenha pelo Grupo Editorial Record.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.