Resenha: A Elite




Título: A Elite
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765121
Páginas: 360
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Bem, A Elite é continuação de A Seleção, onde conhecemos as protagonistas da história, temos uma visão geral de Illéa e, graças a tudo isso, o primeiro livro acaba sendo um livro lento, coisa que já não acontece nesse segundo. Tentarei não dar detalhes sobre a trama, para evitar spoilers, aos que desejam uma introdução eu recomendo a leitura da sinopse do Skoob que se encontra logo acima, ela não tem spoiler e introduz de forma bem simplificada a obra.


Agora vemos a reta final da busca de Maxon pela sua princesa. Desde o começo America é a sua preferida, mas graças aos seus conflitos internos intermináveis ele não pode a escolher, então ele passa a dar uma chance as outras garotas, afinal, essa é a única oportunidade que ele tem para encontrar o amor verdadeiro. Durante boa parte da história vemos mais do conflito de America, a sua dúvida cruel entre Aspen, o único que a conhece verdadeiramente, e Maxon, aquele que roubou seu coração. Confesso que nesse livro ela me pareceu menos chata, embora ainda hajam momentos “mimimi” de forma geral o conflito dela fica num segundo plano. 

Quando America não está se lamentando por não saber quem escolher ela se mostra uma protagonista forte, ela percebe que ao redor dela nada é aquilo que ela acreditava que fosse que Illéa tem mais problemas do que ela imaginava e ela pode lutar para tentar mudar aquilo, essa, a meu ver, é a grande diferença entre o primeiro livro da trilogia e esse, vemos uma evolução na maneira de agir da America, ela deixa de ser apenas a garota da Casta 5 que virou protegida do Maxon e “por sorte” chegou até esse ponto da competição e se transforma numa ótima candidata a princesa.

Terminei a leitura com meu coração a cada momento batendo mais e mais forte pelo Maxon e por isso acho um tanto errada a forma como a autora descreve a relação da America com o Aspen, eles se mostram um casal sem química alguma! Da forma como tudo é mostrado torna beeeem difícil o leitor imaginar o porque é tão doloroso para a America escolher um dos dois, fica meio “aloo America ta na cara que o Maxon é o ideal, se liga gata” e isso torna a dificuldade de escolha da America como algo muito chato de acompanhar.

- Como é amar? – Perguntou May.
Parte de mim ficou magoada. Por que ela nunca tinha me perguntado isso? Depois, me lembrei: para May, eu nunca tinha amado.
Lucy abriu um sorriso triste.
- É a coisa mais maravilhosa e terrível que pode acontecer com você – afirmou com simplicidade. – Você sabe que encontrou algo incrível e quer levá-lo para sempre consigo. E um segundo depois de ter aquilo, você fica com medo de perder.
Página 73

Eu esperava um pouquinho mais do livro, eu gostaria que a autora tivesse abordado mais Illéa e por isso estou a espera de The One com muita ansiedade, torço para que nesse último livro finalmente tenhamos o ápice do que vem desde o primeiro livro sendo traçado em segundo plano. Apesar de esperar mais gostei do livro, àqueles que não gostaram tanto do primeiro livro recomendo que leiam esse e aqueles que ainda não começaram a ler a trilogia recomendo fortemente que comecem a leitura.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.