Resenha: Branca de Neve, dos Irmãos Grimm




Título: Branca de Neve
Autor(a): Irmãos Grimm
Ilustrações: Camille Rose Garcia
Editora: Geração Editorial
Páginas: 80
Ano: 2012
Skoob
Compre: Buscapé | Submarino
Originalmente surgida no folclore francês do século XVII, a história de Branca de Neve há muitos anos vem sendo um dos mais memoráveis contos infantis de todos os tempos, repetido durante gerações ao redor do mundo. É a história de uma rainha maligna determinada a se livrar de uma menina – com a pele tão branca como a neve, os lábios tão vermelhos quanto o sangue e os cabelos negros de ébano – que ameaça o desejo da rainha de permanecer a mulher mais bela de seu reino. Esta nova edição destinada a presentear as crianças modernas, apresenta a versão completa do conto dos Irmãos Grimm, com uma interpretação artística original da famosa ilustradora Camille Rose Garcia, que imaginativamente combina o humor com um toque tenebroso de romantismo.


Já tem alguns anos que eu sei que os contos de fadas da Disney não são lindos e fofos como conheci na infância. Quando comprei um DVD com a versão estendida de Pinóquio, já percebi que fui enganada durante a infância, mas só quando a equipe do blog Este Já Li começou a fazer postagens sobre os contos originais é que me interessei mais em conhecer todos eles melhor.

Alguns dias atrás tive o prazer de conhecer as instalações da Geração Editorial aqui em São Paulo e entre os livros que ganhei veio esse exemplar de Branca de Neve que me apaixonei logo de cara pelas ilustrações e por ser capa dura. Mas como um livro não é apenas a beleza, bora falar sobre o conteúdo.


No conto dos Irmãos Grimm, muita coisa muda em relação ao nosso querido filme fofo da Disney, a madrasta é cruel e perversa? Sim, só que a Branca de Neve também não é lá tão inocente quanto parece. Outra curiosidade é que a madrasta manda o caçador matá-la ainda criança e não já uma formosa moça como no filme da Disney.


Uma parte apagadinha da história no conto original são os sete anões que aparecem, mas não te nenhuma relevância no andamento da trama. Mesmo eu já sabendo disso, confesso que fiquei triste porque adoro os anões - mimimi da minha parte, eu sei.


Além de ser uma edição de capa dura, a diagramação do livro e suas ilustrações dispensam comentários prolongados pois vocês podem perceber a riqueza de detalhes só com as imagens, só que não poderia deixar de dizer o quanto amei os destaques dados as frases principais como - Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?  e outras frases clássicas usadas também pela Branca de Neve. Por isso, é uma edição vale muito a pena você ter na estante.


As ilustrações góticas complementam muito bem o texto levemente sombrio dos Irmãos Grimm e deixa as crianças encantadas por ser diferente das ilustrações que estão acostumadas. A única coisa que não gostei das ilustrações foi da própria Branca de Neve, que passa desde a primeira ilustração uma maturidade que a personagem naquele momento não deveria ter.

É sem dúvida uma ótima dica pra presentear uma criança que precisa de novas aventuras literárias com os contos ou para adultos que adoram colecionar livros bonitos como eu.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.