Resenha: Dona Tempa e a menina que não queria ir à escola, de Celso Gutfreind




Título: Dona Tempa e a menina que não queria ir à escola
Autor(a): Celso Gutfreind
Ilustrações: Martina Peluso
Editora: Edelbra
Páginas: 32
Ano: 2013
Skoob
Compre
Era uma vez uma menina que não ia à escola. E não havia mãe, pai, avó, madrinha, vizinha, porteiro ou santo que a convencesse. Não havia argumento que a fizesse mudar de ideia. Mas havia música e poesia no caminho da menina. E uma cachorrinha chamada Lola. Entre notas musicais e latidos afinados, a menina pôde entender. Agora ela sabia ir. E foi.


Falar que esse livro chegou em boa hora pode parecer estranho, mas é exatamente o que penso sobre ele já que li com meu filho justamente na semana de retorno às aulas. 

Arthur tem algumas dificuldades com a escola desde a entrada no primeiro ano do fundamental. Não é algo que chega a ser considerado grave, mas é algo que exige bastante a minha atenção e a do pai, além do grau de frustração que envolve por parecer que estamos fazendo algo errado. A história veio para me trazer uma reflexão sobre o tempo de cada criança nesse momento e a forma que a família convive com isso.



A protagonista da história, a menina, não tem um nome definido e isso nos faz perceber que diversas famílias sofrem com isso, já que não há uma idade certa para o início da  vida escolar e o "problema" pode acontecer a qualquer momento. Na história a família se mostra preocupada e ao mesmo tempo que insiste para que a menina vá para a escola, também tenta respeitar o tempo dela, já que mesmo quando tentam forçá-la, não obtém resultados já que a menina não quer encarar os monstros que habitam a escola.


E assim, com muita poesia e música envolvida, o livro vem mostrar aos pais e aos filhos os obstáculos enfrentados diante de um problema tão presente nas famílias desde sempre, afinal que não conhece uma criança que não goste muito de ir par a escola? Se não tem alguma na sua família, pode ter na de um vizinho ou de um amigo, mas não é algo fora da realidade.


De forma bem simples e interativa, o autor e a ilustradora nos envolve nesse amadurecimento, se é que posso chamar assim, da menina em relação ao não querer ir a escola e pode ser uma ótima ferramenta de reflexão para ser usada por pais e professores no auxílio as crianças com esse mesmo tipo de dificuldade.

Apesar de cumprir bem o papel que se compromete, senti falta de algumas coisas que poderiam deixar a história ainda mais envolvente e por isso, não ganhou cinco estrelas, mas não é algo que me impeça de indicar a obra. Livro recomendadíssimo tanto pelo seu conteúdo quanto pelas suas ricas ilustrações, vale a pena a leitura.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Edelbra.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.