Resenha: O navio negreiro, de Castro Alves




Título: O navio negreiro
Autor(a): Castro Alves
Apresentação: Nei Lopes
Ilustrações: André Cortês
Editora: Escrita Fina
Páginas: 48
Ano: 2012
Skoob
Compre
Outro grande abolicionista de Castro Alves, Retrata a Crueldade a que eram submetidos os escravos na travessia atlântica. Ricamente ilustrado. Apresentação de Nei Lopes. Ilustrações André Côrtes.


O navio negreiro está longe de ser algo inédito, mas acredito que é um poema que mexe com as pessoas sempre que é lido por trazer um texto tão delicado e realista, afinal foi um desabafo escrito em forma de poema. Quando digo que gosto de poesia, algumas pessoas pensam que me prendo apenas as que falam de amor, mas saibam que gosto de todos os tipos de poemas, inclusive esse que lembro que foi exaustivamente estudado na minha época de Ensino Médio por uma professora que adorava comparar fatos daquele período com o que acontece hoje em dia não só no Brasil, mas no mundo inteiro.


Confesso que eu esperava mas coisas adicionais no livro, além do prefácio em que Nei Lopes nos apresenta algumas curiosidades não só sobre o processo de compra/venda de escravos e particularidades sobre o que motivou o autor a escrever essa e outras obras sobre a escravidão. Mesmo não sendo algo exatamente como eu esperava, foi satisfatório.

Gostei bastante da forma que Nei relata o sofrimento dos negros que não acabou assim que foi abolida a escravidão, já que o tráfico de pessoas não parou até hoje. A diferença é que hoje, não são apenas negros traficados, mas mulheres e crianças também que se perdem de suas famílias mundo a fora. Pode parecer uma comparação errônea, mas a exploração das pessoas nos dois casos é muito parecida. Obviamente que os negros sofriam mais por não serem visto como iguais, só que o drama e o pavor vivido deve ser bem semelhante.

Eu indicaria o livro para crianças a partir dos 10 anos e adolescentes que estão estudando sobre esse período ou professores para que utilizem tanto o texto do Nei como do Castro durante suas aulas já que o livro tem belíssimas ilustrações e um texto que permite diversas reflexões sobre o tema que nunca deixará de ser estudado por fazer parte da nossa origem.

Enfim, não há muito mais o que dizer sobre esse poema maravilhoso que Castro Alves eternizou na história do Brasil. Fiquei bem contente com a forma que as ilustrações complementam a obra, algo que acho muito importante em livros ilustrados.

Abaixo algumas fotos do trabalho gráfico maravilhoso desenvolvido pelo ilustrador André Côrtes e a editora:







Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Escrita Fina.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.