Resenha: Nate vai para o tudo ou nada, de Lincoln Peirce




Título: Nate vai para o tudo ou nada
Autor(a): Lincoln Peirce
Editora: Sextante
Páginas: 224
Ano: 2012
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Nate resolveu arriscar tudo!
A poderosa Escola Jefferson SEMPRE ganha da escola de Nate. Mas agora ele decidiu deixar de ser um zero à esquerda e se tornar um herói!
Será que Nate vai entregar os pontos na incrível disputa na neve? Ou vai liderar sua turma na maior vitória de todos os tempos?
Prepare-se para curtir a nova aventura de Nate, um garoto que adora fazer palhaçadas, tirar os professores do sério e debochar dos valentões!


Não é segredo para quem acompanha o blog o quanto adoro o Nate e suas trapalhadas, então 'bora' falar de mais um livro dele aqui. Esse foi fruto de uma troca no skoob.

Nesse volume, Nate e seus amigos fazem parte do clube mais bacana da escola, o clube de desenho que eles chamam de Rabiscadores. Os Rabiscadores é criado justamente pelo Nate viver desenhando em todas as aulas algo já visto nos três livros anteriores. Após uma conversa com os professores, fica decidido que falta apenas uma coisa para o grupo ficar perfeito: uma menina. Mas quem seria? Sem contar que são tão poucas as possibilidades.


Esse foi o primeiro livro do Nate em que me surpreendi por encontrar nele muito mais do que a sinopse propôs e achei isso super bacana. Além dele e sua turma desejarem provar aos alunos da escola rival que podem ser melhores que eles em algo, Nate precisa vencer uma barreira com as meninas, mais especificamente com uma, Diana. Será que ele vai conseguir aceitar a possibilidade de ter uma amiga?


Uma das coisas que mais gosto quando são exploradas em livros infantojuvenis são os conflitos que podem existir na amizade como o fato de aceitar o outro como ele é, e acredito que Lincoln Peirce faz isso muito bem com os seus personagens, só que nesse se destacou um pouco mais quando após tantos preconceitos de Nate em relação a Diana, ela consegue provar para ele que é uma boa amiga mesmo sendo uma menina.

Além disso, também é explorada a rivalidade entre a Escola 38 e a Escola Jefferson, algo que também acho que faz parte dessa fase porque lembro bem que tinha uma escola que era 'rival' da que eu estudava, aliás, a 'briga' existe até hoje, rs. Tudo isso acontece por conta de um incidente na Escola 38, que obriga Nate e seus amigos a tolerar os alunos da escola rival, será que eles vão conseguir?


As trapalhadas com a ajuda de Francis e Teddy, também estão presentes e por isso pouca coisa muda em relação aos volumes anteriores. As ilustrações da história seguem o mesmo padrão das anteriores, o que particularmente é o charme da série.


A única ressalva que fica é referente ao humor utilizado que acredito vai ficando mais maduro (nem sei se essa seria a palavra certa), conforme a série avança. Eu costumo sempre aconselhar amigas(os) sobre ler os livros antes dos filhos para saber se aquilo é realmente adequado para eles por achar faixa etária algo muito amplo já que a maturidade de cada criança também precisa ser levada em conta.

Um livro para crianças se identificarem e aprenderem sobre coisas do cotidiano de forma leve. E para adultos se divertirem relembrando um pouco da sua infância, é assim que posso definir os livros dessa série. Recomendado.


Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.