Resenha: Metamorfose?, de Gail Carriger (@EdValentina)




Título: Metamorfose?
Série: O Protetorado da Sombrinha - Vol. 2
Autor(a): Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com ALMA?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de steampunk mais cultuada do mundo!

Atenção essa resenha contém spoilers do primeiro livro da série, Alma?

Alma? que é o livro que inicia a série, foi um dos primeiros steampunks que li e me deixou muito interessada no gênero e cheguei a me comprometer comigo mesma a ler mais livros do gênero, já Metamorfose? foi um dos livros que me fez repensar até onde os livros desse gênero podem me divertir e já penso em tomar mais cuidado nas próximas escolhas, no decorrer dessa resenha vocês entenderão o motivo.


Após o inesperado casamento de Alexia e Lorde Maccon, o casal tem estado bem em uma harmonia que nenhum dos dois poderia prever que teriam, mas quando o conde desaparece deixando toda alcateia na responsabilidade dela e um grande mistério a ser desvendado para trás, Alexia parte em uma aventura para salvar toda a comunidade sobrenatural e pode desvendar segredos que ela nem imaginava que existiam.

- O verdadeiro amor supera todos os obstáculos.
Página 160

Alexia permanece engraçada e irreverente nesse segundo volume da série. Seu marido Conall também permanece mandão e bruto, mas agora já assume que é domado por ela como todo macho (?) pode ser domado por sua fêmea (?). Isso mesmo, talvez pelo fato de Conall ser um lobisomem, fica bem claro essa relação macho/fêmea, nada como o modo convencional que enxergamos um casamento. E é essa uma das coisas que pode incomodar - e muito - durante a leitura.

Além do casal central, personagens que se destacam no livro são Ivy que é a melhor amiga de Alexia que me dava uma impressão de cio infinito (?), Felicity - uma das irmãs malas da Alexia que não acrescenta nada na história, só irrita - e a inventora Madame Lefoux que dá traz a esse volume as engenhocas e uma boa dose de mistério - e é bem mais relevante para a história do que as duas citadas anteriormente. Exitem alguns outros personagens relevantes na história como a Lady Kingair que é uma oponente a altura da língua ácida de Alexia e traz alguns dos diálogos mais interessantes, mas falar muito sobre eles pode trazer spoilers e não é o que pretendo aqui.

Lady Maccon espetou com o garfo uma cenoura molenga e se perguntou se alguém sentiria falta de sua querida irmã caso ela despencasse da balaustrada do convés superior.
Página 141

Apesar da narrativa permanecer em terceira pessoa, nesse livro a autora parece ter perdido um pouco o talento de envolver e cativar o leitor. Em boa parte do livro a história é lenta e tediosa por terem muitos diálogos que além de chatos, não levam a história para canto nenhum e isso me fez ter uma vontade enorme de abandonar o livro. O que me fez permanecer foi a curiosidade em saber o que acontecia com os seres sobrenaturais que foi sem dúvida uma das coisas mais bacanas criadas pela autora nesse volume. Mas só.

Uma coisa que me incomodou bastante foi o excesso de tensão sexual - já que sexo em si não tem - entre alguns personagens, achei desnecessário para história e fiquei com a impressão de que a autora só colocou para permanecer a chama sexual (?) ali. No primeiro livro, as poucas cenas de sobre sexo faziam mais sentido do que aqui, mesmo depois de terminar a leitura e pensar em tudo, não vi sentido em boa parte delas.

- Tem certeza de que não precisa de ajuda para se despir? Seria um prazer ajudá-la, em lugar de sua criada.
Página 155

Mesmo com todas as ressalvas, é impossível deixar de reconhecer que Gail é criativa. As tramas dela sempre terminam bem resolvidas e com todas as respostas necessárias para o volume, mas esse deixa um gancho enlouquecedor para o próximo, quando a história realmente ficou boa pra mim, aconteceram algumas coisas que só vão se resolver no próximo livro. Mesmo que eu não goste de finais assim, entendo a autora ter feito isso porque de outro jeito e não teria tanta curiosidade pelo próximo.

Enfim, Metamorfose? é um livro bom, mas não foi nem de perto tão divertido e interessante quanto o primeiro volume da série. A dúvida que fica pra mim é se a autora volta com tudo no terceiro livro ou vamos ter mais um pouco de irritação para que a história ande novamente. Só lendo o próximo pra saber.

Esse livro foi cedido pela Editora Valentina.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.