Resenha: A viagem de Íris, de Gill Lewis (@galerarecord)





Título: A viagem de Íris
Autor(a): Gill Lewis
Editora: Galera Junior
Páginas: 208
Ano: 2014
Skoob
Compre: Buscapé 

Quando Callum conhece Iona, nem imaginam que, aos poucos, se tornariam grandes e leais amigos. Os dois se unem pela promessa de manter em segredo a descoberta fantástica do que habita discretamente na fazenda da família de Callum, na Escócia. Mas conseguirão protegê-la? Para honrar o que prometeram, dão início a uma bela e marcante história de amizade. Digna dos mais puros sentimentos. Capaz de mudar vidas para sempre e tocar o coração de dezenas de pessoas em um alcance inimaginável. Tudo por Íris.
favorito
Bom, quando a Fer me pediu para escolher algo da Galera eu não vi nenhum título que me chamou de cara a atenção, então fui e reli todas as sinopses de todos os títulos e acabei optando por ‘A viagem de Íris’ por não ter encontrado nenhuma resenha publicada e a página dele no Skoob ser pouco movimentada, inicialmente pensei ‘oh pobre livro, por que eis tão ignorado?!’, ao finalizar a leitura pensei ‘oh adorado livro, por que eis tão ignorado?!’. 

Callum é filho do dono de uma grande fazenda na Escócia, durante anos ele e Iona não mantiveram contato, até que em uma tarde ele flagra Iona ‘furtando’ peixes de um rio que fica dentro da fazenda. Em uma tentativa desesperada de ganhar liberdade para pescar Iona promete a Callum que irá lhe contar um grande segredo sobre a fazenda caso ela possa continuar indo lá, ele aceita a proposta e a partir disso uma relação de amor incondicional começa entre ele, Iona e o segredo. Mas o destino é cruel e muitas vezes causa grandes estragos, e a amizade de Iona e Callum se torna uma vítima desse vilão. Entretanto, o segredo continua vivo e precisará da ajuda de Callum para se manter e isso mostrará a todos que amizade é algo que pode nascer até mesmo das relações mais improváveis. 



‘(...) senti uma dor no fundo do peito. Ela estava a milhares de quilômetros. Estava muito doente. E, de repente, me senti total e completamente impotente. ’
Página 156


Eu não tenho palavras boas o suficiente para descrever esse livro, sabe aquele livro que você termina e pensa ‘o mundo inteiro precisa ler isso’? Então, se você souber, vai entender como me sinto em relação A viagem de Íris. É um livro incomum no mercado editorial atual, ele não tem os elementos que estão em voga, ele não tem um romance de tirar o fôlego, mas ele tem uma doçura e uma carga de amor tão grande e bonita que dificilmente alguém não vai gostar.


Um ponto interessante sobre a trama é que ela tem alguns elementos similares a 'Ponte para Terabítia', os personagens principais são crianças, criam um universo particular só deles e o 'q' de drama, mas A viagem de Íris vai além, muito além, além de mais emocionante ele preenche o vazio que Ponte para Terabítia carrega e isso é fantástico. 

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que há algum tempo venho apresentando sintomas de uma grave ressaca literária, tenho diversos livros que comecei, mas a leitura não engatou e acabei colocando a culpa na falta de tempo, mas no fundo foi a ressaca que me afastou deles. Fico o tempo inteiro procurando algo original ou ao menos diferente de tudo que eu já li e nunca encontro, ou melhor, não encontrava, mas A viagem de Íris me pegou de jeito - no melhor sentido do termo - e me fez acreditar novamente na minha busca pela diferença, ele me mostrou que vale a pena continuar procurando e dar chance ao desconhecido.

Adorei, adorei, adorei e adorei mais um pouquinho a leitura. O livro é realmente encantador e recomendo a leitura a todos os tipos de leitores, a leitura é fácil e rápida, o livro é curtinho, com sorte você lê em um dia, eu demorei mais que isso porque minha agenda está uma loucura e meu tempo cada vez mais escasso, mas se eu tivesse mais tempo teria lido mais rapidamente.

Espero que vocês leiam e gostem tanto da história quanto eu gostei, aos que já leram quero saber a opinião de vocês hein? haha.


Um beijo e até breve.


Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.