Resenha: A Escolha, de @kieracass (@editoraseguinte)




Título: A escolha
Trilogia: A seleção - Livro 3
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer.
favorito
Com lágrimas nos olhos lhes digo que A Seleção chegou ao fim, chegou o momento em que Maxon vai anunciar a sua escolhida e mudar para sempre a vida de uma das quatro últimas candidatas, America terá sua última chance para decidir quem é o dono do seu coração, mas acima de qualquer coisa ambos terão que unir forças para lutar contra um mal terrível, o reino depende deles.

Quem acompanhou minha maratona com A Seleção está sabendo o quanto eu esperei por A Escolha e o alto nível de expectativa que eu nutria, bom, não me decepcionei com o que a autora guardou para o último livro, tudo aquilo que foi sendo plantado no decorrer dos livros anteriores foi colhido no último livro de forma brilhante, confesso que uma parte de mim desejava mais detalhes, mas o trabalho da Kiera foi incrível.

Os eventos se desenrolam de maneira inesperada e acontece aquilo que eu não esperava acontecer, a autora desenvolve a questão dos rebeldes, explicando o motivo da revolta e quais são os objetivos de cada um dos grupos, mostrando um lado que não foi abordado nos outros livros. A autora também ‘gasta’ menos tempo nos dramas interiores da America, existem tantas outras coisas a serem abordadas que os conflitos internos da America ficam em segundo plano, coisa que eu achei maravilhosa, A Elite foi bem massante por se perder nisso.

Algo que eu não sei se gosto ou não é que é mostrado um novo lado de cada uma das sobreviventes da Elite, grande segredos são revelados e um novo clima paira sobre o castelo, fiquei na dúvida sobre esse aspecto porque ele carrega um gancho para uma sequência que não vai existir. Na verdade se tem um ponto ‘negativo’ no final é que ele carrega material para uma sequência, não se permitam enganar é um bom final, resolve tudo o que foi proposto no primeiro livro, dá nó em todos os pontos, mas a autora ter decidido desenvolver alguns aspectos da trama com maior intensidade só no último livro acabou despertando em mim vontade de mais um livro explicando mais sobre algumas coisas.

Estou tentando ser imparcial, mas gente amei o final, ri, chorei, gritei, pirei, li os trechos novamente para tentar acreditar no que estava escrito, mas ao final foi inevitável gritar ‘EU PRECISO DE MAIS A SELEÇÃO’. Para aqueles que ainda não sabem a Kiera anunciou que vai lançar a história da rainha Amberly na Seleção dela <3, não foram divulgadas datas, não sei se será lançado no Brasil, mas espero que seja, mais notícias aqui.
Éramos diferentes em diversos sentidos, mas, ao mesmo tempo, muito parecidos. Não dava para dizer que nossa relação era obra do destino, mas ela parecia mais forte do que qualquer outra coisa que eu já tinha vivido antes.
Página 94
Sobre a série em si, gostei da série, tiveram alguns altos e baixos, me envolvi mais com alguns personagens que outros, teci comentários bastante maldosos sobre alguns e desses desejei a morte em alguns momentos, mas uma boa série é composta por isso. Em algum momento disse que A Seleção era uma versão glam de Jogos Vorazes, bom, ao final preciso admitir que me enganei, A Seleção é diferente, já que 'JV' foca bastante na questão social, na busca por fazer um mundo melhor se libertando das amaras impostas pela Capital, mas 'A Seleção' não foca nisso, foca na busca do príncipe pela sua garota especial e no caminho a questão social acaba aparecendo, mas as mudanças que a autora propõe são no sentido de dar melhor qualidade de vida a população e lhes permitir ser o que desejam e isso não é feito de forma radical, como acontece em JV. Hoje se me perguntarem se considero um cópia ou se foi baseado no outro direi que não, as histórias tem uma pequena similaridade, mas apenas o suficiente para as classificarem como distopias.

Quem gostou dos primeiros livros recomendo que leiam o último, quem em algum momento se desencantou com a série também recomendo que leia o último, provavelmente sua opinião vai mudar. Aqueles que ainda não começaram a acompanhar a série, acho uma boa começarem, a história é interessante e quebra a imagem forte que as distopias carregam atualmente, mostra que as coisas podem ser resolvidas sem que seja preciso uma revolução cheia de morte, sangue e dor.

Bom pessoal por hora é isso. Ansiosos pelo final? Se já leu, gostou? Comentem haha.

Beijos e até breve.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.