Resenha: Coração de Tinta, de Cornelia Funke (@editoraseguinte)




Título: Coração de Tinta
Trilogia: Mundo de Tinta - Livro 1
Autor(a): Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Páginas: 456
Ano: 2006
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Sempre tive vontade de ler algo da Cornelia, mesmo antes de ter o blog e ouvir/ver tanta gente falando do quanto ela escreve de forma incrível e no ano passado, tive o prazer de ler O Cavaleiro Fantasma da autora que me deixou apaixonada pelo dom dela de contar histórias. Sempre que alguém me pergunta sobre a sensação de ler algo dela falo que é a mesma coisa que você voltar a ser criança e ter alguém ao seu lado lendo para você.


Óbvio que com Coração de Tinta a experiência não foi muito diferente e teve o bônus de abordar algo que todo apaixonado por livros gostaria de poder fazer acontecer já que o protagonista  quando lê qualquer livro em voz alta, dá vida as palavras. Só que isso faz com que a sua vida vire de cabeça pra baixo quando ele traz acidentalmente para o mundo real personagens odiosos do livro Coração de Tinta. Só que sua filha Meggie, nunca soube que esse trauma era o real motivo dessa recusa porque seu pai nunca falou sobre o assunto e esse segredo acaba fazendo com que os dois embarquem em uma grande aventura cheia de perigos.


Com uma narrativa em terceira pessoa que não faz com que o leitor seja poupado de detalhes, Cornelia nos faz acreditar em tudo que ela propõe no livro trazendo cenários bem construídos, personagens críveis e incríveis, além da magia da leitura muito bem retratada no dom de Mô com as palavras, mas como li um livro mais curto dela antes que carrega a mesma intensidade, senti que a história acabou ficando maior do que o necessário mesmo que isso não tenha sido algo que me deixasse impedida de me apaixonar tanto que li bem devagar para não acabar logo, mesmo ainda tendo dois livros pela frente já que esse é apenas o primeiro da trilogia Mundo de Tinta.

Apesar de não ser o protagonista, o personagem que me arrebatou foi Dedo Empoeirado junto com o Farid, um pela enorme vontade para voltar para o seu lugar de origem e o outro por tentar achar nesse novo mundo a oportunidade de ser feliz. A coragem da Meggie também é contagiante, mas ela despertou demais meu lado maternal e eu quis estar ao lado dela em todos os momentos de perigo e isso pra mim nem sempre é algo que encaro como positivo, rs. Mas o personagem que mais me ensinou foi a Elinor com toda a sua paixão pelos livros que me fez perceber que realmente o desapego que tenho praticado com meus livros, é o caminho mais saudável pra mim.


O que eu mais gostei no livro foram esses trechos de outras histórias e/citações que tem em todo início de capítulo (como vocês podem conferir nas imagens do post) que já davam uma ideia do que eu iria encontrar naquele capítulo. E também achei essa "homenagem" que a autora faz para outras obras sensacional, alguns livros citados eu nunca tinha ouvido falar e sempre que eu tinha internet disponível durante a leitura parava pra saber mais sobre aquele livro.


Enfim, uma leitura mais do que recomendada para todas as idades, quando eu conseguir assistir o filme eu gravo um vídeo (ou não) falando sobre as minhas impressões sobre as duas maneiras de contar essa história encantadora que todo mundo deveria conhecer.

Alguém aí já leu? Já assistiu o filme? 
Até a próxima.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.