Resenha: Passarinha, de Kathryn Erskine (@EdValentina)




Título: Passarinha
Autor(a): Kathryn Erskine 
Editora: Valentina
Páginas: 224
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.
favorito

Alguns dias atrás, eu tinha chegado a triste conclusão de ter lido apenas um livro esse ano e favoritado que era Battle Royale e a Gleice me disse que eu precisava rever urgente as coisas que eu estava lendo. Óbvio que isso me fez pensar e apostei em Passarinha para ser o segundo favorito do ano, felizmente deu mais certo do que eu imaginava.

Caitlin é uma menina de onze anos portadora da síndrome de Asperger e tem muita dificuldade em lidar com emoções, tanto as suas como as dos outros. Quem ajuda ela nessa difícil tarefa é Devon, seu amado irmão, mas quando uma tragédia acontece com ele e ela sente uma necessidade de entender tudo que ela estava vivendo e seu pai que também está extremamente abalado, não consegue ajudar, ela precisará pela primeira vez na vida descobrir uma forma de lidar com isso e encerrar essa fase que tanto tem perturbado seus dias, ou seja, de um desfecho para essa situação.

Em busca desse "desfecho", a Caitlin vai ser obrigada pela situação a descobrir como fazer amigos e fazer com as pessoas entendam seus dilemas sem a intervenção de Devon, o que garanto não vai ser fácil porque pra ela a vida é muito mais simples do que para todas as pessoas que a cercam. Em alguns momentos ela tenta demonstrar coisas tão óbvias para ela que o pai não consegue ver e isso me causou uma aflição não como leitora, mas como mãe por me fazer pensar em quantas vezes isso já aconteceu entre mim e meu filho. Admito para vocês, nessas ocasiões eu senti que tinha falhado como mãe/cuidadora e a sensação não era agradável. E foi aí que eu desabei por mim, pela Caitlin, pelo pai dela, pelas vezes que eu não fui capaz de entender o Arthur... enfim.

A reflexão maior que a autora propõe é a barreira que uma pessoa portadora de síndrome de Asperger para entender os seus sentimentos e transmitir para as pessoas que a cercam de uma forma que elas captem o sentido do que ela quer dizer, mas também captar os sentidos do mundo que ela está inserida. E Kathryn alcança esse objetivo muito bem de uma forma graciosa e envolvente. Mas além disso, as dificuldades que nós temos diariamente de entender o outro, ter empatia pelos outros.

Gente, uma preocupação muito grande tomou conta de mim por eu nem saber como começar a falar desse livro pelo simples fato dele ter me feito chorar muito e isso não ser algo comum. Eu me emociono, me compadeço, mas nunca chorei lendo. A autora conseguiu me tirar da minha zona de conforto e me fazer ter empatia pela Caitlin de uma forma que eu não acreditava que fosse possível por um personagem. 

A narrativa é toda em primeira pessoa pelo ponto de vista da Caitlin, então dificilmente você vai encerrar essa leitura sem ser tocado pela doçura e inteligência dessa pequena com a mente genial.

Finesse?
Isso.
Gostei dessa palavra. O que quer dizer?
Fazer uma coisa com tato e habilidade ao lidar com uma situação difícil.
Fico surpresa por só estar aprendendo essa palavra agora. Ela é a minha cara! É o que tento fazer todos os dias para lidar com essa situação difícil chamada vida.
Página 90

Juro que fiquei tentando pensar em algo que tenha me incomodado durante a leitura e não encontrei, a doçura da personagem me envolveu de uma forma tão incrível que fui capaz de encontrar nada que desvalorizasse a experiência. Por isso eu recomendo para você que quer entender mais sobre esse universo ou que já está inserido nesse universo e precisa achar alguma forma de fazer as pessoas ao seu redor entenderem mais sobre ele, acredito que esse livro é uma ótima leitura para sensibilizar as pessoas.

Esse livro foi cedido pela Editora Valentina.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.