Resenha: Coração Envenenado, S. B. Hayes (@BertrandBrasil)




Título: Coração Envenenado
Autor(a): S. B.  Hayes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 350
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé
Sem os pais desde a infância, Genevieve Paradis tem uma história de vida trágica. Já passou por abrigos infantis e, inclusive, precisou dormir na rua por um tempo. Suas origens aparentam ser indecifráveis, até que, em mais uma de suas idas e vindas, ela se muda para a mesma cidade de Katy Rivers. Quando a intrusa começa a transformar a vida de Katy num inferno, tentando roubar tudo o que lhe pertence, tal comportamento se torna mais do que suspeito, e ela decide, então, investigar o passado dessa misteriosa menina.
Coração Envenenado, diferentemente da maior parte de romances para jovens, apresenta uma estrutura de suspense do mais alto nível. Ao longo da história, S.B. Hayes libera diversas pistas e informações, proporcionando aos leitores a possibilidade de montar o quebra-cabeça e desvendar o complexo caso. Mesmo assim, ela aposta: “só os melhores detetives desvendarão o mistério”.
Ao fim desse livro de amor, amizade e vingança, Katy e os leitores descobrirão que nada poderia ter lhes preparado para as verdades assustadoras que estavam prestes a ser reveladas.

Assim que li a sinopse, tudo nesse livro me chamou a atenção, por isso assim que ele chegou na minha casa furou a fila sem que eu tivesse tempo de ficar arrependida.

Imagine se algum dia você está voltando para casa e se depara com um olhar tão sinistro que sente que isso vai mudar a sua vida para sempre? É exatamente isso que acontece com Katy Rivers após uma troca de olhares com uma garota até então totalmente estranha para ela. Essa garota é Genevieve Paradis e ela está decidida a entrar na vida de Katy e nunca mais sair dela. 

Katy nunca foi a garota mais popular do colégio, mas desde que conquistou a amizade de Hannah e Nat, passou a se sentir menos deslocada. Já em casa, sua relação com uma mãe totalmente dependente de cuidados, sempre a deixa desgastada e triste, algo que também não impede que ela busque o amor nos braços do lindo Merlin que é bastante cobiçado no colégio, mas é sempre muito focado no que faz e parece não ligar muito para as garotas, mas com tudo tão bem encaixado, tão perfeito que é óbvio atrai a 'obsessão' de uma garota recém chegada: Genevieve.

- Não há espaço para nós duas, você precisa entender isso. E eu pretendo ficar.
Página 71
Com um clima sombrio que beira até o sobrenatural, Coração Envenenado é acima de tudo uma história que aborda um relacionamento obsessivo entre duas garotas que se parecem muito tanto no comportamento como fisicamente e ao mesmo tempo, parecem ser completamente diferentes pela forma que foram criadas e no que acreditam. E Katy precisa descobrir o porque de tudo isso antes que seja tarde demais.

Um personagem que chamou muito a minha atenção durante a leitura é Luke, amigo de infância de Katy que vai ajudá-la nas 'investigações' sobre o passado de Genevieve em busca de respostas do que fez com que essa garota a perturbasse tanto. Luke é um amigo na medida certa - na verdade o melhor que ela tem - e que faz com que a protagonista se agarre um pouco ao que é racional, já que ele vive envolvida e impressionada por coisas que parecem ser sobrenaturais.

- E alguém é o que parece ser, Katy? Todos usamos máscaras para os outros, porque achamos que, se enxergassem quem somos de verdade, não gostariam de nós.
Página 320

Genevieve é sem dúvida uma personagem odiosa, mas com o passar da história eu fiquei pensando em quem era a mais obsessiva, ela ou a Katy. O motivo é simples, de perseguida  ela se torna perseguidora do passado da rival e tem momentos que isso irrita justamente pela narrativa ser em primeira pessoa, já que o leitor fica dependente das emoções da personagem. Outro fator que me incomodou bastante foi o fina da história já que mesmo sendo previsível em alguns momentos, ela consegue prender o leitor até o desfecho que deixa muito a desejar por não explicar bem alguns acontecimentos.

É válido ressaltar também que a trama tem alguns buracos que particularmente eu só fui me dar conta quando terminei de ler e fui refletir sobre o livro para fazer as minhas anotações. Um bom exemplo, seria a dúvida que fica se a trama se passa no colégio ou na faculdade afinal a personagem tem 16 anos e a sinopse fala em escola, mas no decorrer da trama falam que é faculdade. Isso obviamente pode ter sido um deslize da revisão final, mas fica aqui o meu alerta a quem pretende ler.

Por fim, eu recomendo a leitura para quem gosta de suspense ou se interessou pela sinopse, mas aviso para não ter altas expectativas com o desfecho pois ele carrega algumas falhas que podem deixar o leitor bastante incomodado, mas não faz com que deixe de ser no geral um bom livro.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.