Resenha: Um rapaz adequado, de Vikram Seth (@editorarecord)

Por Lucas Souza



Título: Um rapaz adequado
Série: Um rapaz adequado - Livro 1
Autor(a): Vikram Seth
Editora: Record
Páginas: 672
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé
Através da saga de uma mãe em busca de um bom partido para a filha, Vikram Seth recria a vida na Índia pós-colonial, um país que tenta reunir diferentes religiões e línguas sob uma identidade nacional. Neste primeiro volume, somos apresentados a quatro famílias que ilustram a sociedade indiana da época: os elitistas Kapoor, os excêntricos e intelectuais Chatterji, os tradicionais Khan e os urbanos Mehra. É neste cenário que Lata precisa escolher seu futuro marido. Os pretendentes se apresentam, mas somente um deles se casará com a jovem – por amor ou por persuasão materna. · Um rapaz adequado, considerada uma das maiores obras em língua inglesa, foi vencedora dos prêmios Commonwealth Writers Prize e WH Smith Literary Award. · 
“Esse romance, tão vasto e repleto de personagens adoráveis, é um livro que merece milhões de leitores adequados.” – The Guardian
“Vikram Seth é o melhor autor de sua geração.” – The Times

A busca de Rupa Mehra por Um Rapaz Adequado para casar Lata não está fácil. Sua filha mais nova não quer se casar, mas, sim, se formar numa grande universidade indiana. Enquanto essa busca acontece, a vida de Rupa e sua família se entrelaça na de mais três famílias, com histórias ricas e conflitantes. 

Um Rapaz Adequado tem como tema central a busca de um bom casamento para uma filha. Existe, além dessa trama, mais três famílias que compõe a história: Kapoor, Khan e Chatterji. De forma um tanto direta essas famílias têm algo em comum. Essas ligações vão surgindo ao decorrer do livro e pude desvendar os mistérios dos membros importantes de cada família.
Não era de bom-tom, nem mesmo quando estivesse pendurando o colar de flores no pescoço do noivo, olhar direto nos olhos do homem com quem deveria passar a vida.
Página 33

Lata Mehra é uma personagem divertida, sonhadora e muito confiante do futuro. Junto com ela, sua mãe, irmãos e sobrinha formam o núcleo que mais me entreteve ao longo do livro. Todos os membros da família Mehra acrescentam um humor delicioso ao livro. Os costumes, crenças e pensamentos foram mostrados de forma a deixar claro um pouco sobre o modo de vida de quem nasceu na Índia. É fascinante, de verdade. Vikram colocou em quase 700 páginas uma riqueza enorme em cultura, o que além de entreter acabou agregando conhecimentos sobre a Índia.

A religião é um assunto muito presente na história, o que era de se esperar. A Índia é forte nesse quesito e há uma divisão enorme entre crenças e seus povos. Existem as castas e o “preconceito” de ter um membro de alta casta misturado com um de uma mais baixa. Hoje esse costume está presente, mas não tão forte como na década de 50. Há também uma parte destinada à cultura Hindu, que para mim foi no mínimo “diferente”. Vikram exemplificou muitas crenças místicas desse povo e fiquei perplexo. Um trecho do livro mostra até algumas simpatias que, segundo o povo Hindu, são infalíveis para arrumar marido e emprego.

Remédio para obter emprego:
Pegue as penas da cauda de uma coruja e de um corvo, queime-as juntas em fogo de lenha de mangueira, até virarem cinza. Quando for procurar emprego passe a cinza na testa, como se fosse uma marca de casta, e o obterá com certeza.
Página 161

O lado positivo de Um Rapaz Adequado é que o autor inseriu diversos assuntos importantes mostrados a partir da vida de vários personagens. Existe um lado politico muito forte, e até vemos uma mulher que advoga e é muito repreendida por isso, os homens dificilmente aceitam esse fato. O lado negativo é: nem todos estão habituados a livros assim. A narrativa não é tão simples, o conteúdo traz muitos assuntos técnicos sobre política e ainda por cima reserva mais de um terço do livro para isso. Peguei o lado positivo disso, apesar de ter empacado um pouco nas últimas 200 páginas, e analisei bem os aspectos do parlamentarismo indiano, das regras e leis que eram aplicadas lá na década de 50.

Em suma, apesar das dificuldades que encontrei na leitura, Um Rapaz Adequado é uma leitura recomendadíssima para quem gosta da Índia. Pude acompanhar a trajetória de várias famílias e seus costumes. Me deliciei, de verdade. Pensei que iria encontrar somente uma história de uma mãe atrás de um marido para a filha, mas no final acabei acompanhando a linda trajetória de várias famílias atravessando uma época de dificuldades numa Índia pós-independência.

Resenha escrita por Lucas Souza

Esse livro foi cedido pelo Grupo Editorial Record.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.