Resenha: A Primavera Rebelde, de Morgan Rhodes (@editoraseguinte)





Título: A Primavera Rebelde
Autor(a): Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Páginas: 424
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Depois que o rei Gaius de Limeros conquistou as terras de Auranos e subjugou o povo sofrido de Paelsia, passou a dominar toda a Mítica com seu punho de ferro. A rica população de Auranos parece não se importar com o novo governante, desde que seus privilégios sejam mantidos; os paelsianos, como sempre, aceitam seu destino de exploração. Mas a tranquilidade é só aparente - grupos rebeldes começam a surgir nos reinos dominados, questionando as mentiras e os métodos sangrentos do novo rei. Enquanto isso, Gaius obedece à sua mais nova conselheira e dá início à construção de uma estrada passando pelas temidas Montanhas Proibidas. Mas essa via não servirá apenas para interligar os três reinos - ela faz parte de uma busca pela magia elementar, perdida há mil anos, que conferirá ao tirano um poder supremo. O que ninguém esperava era que essa obra desencadearia uma série de eventos catastróficos, que mudarão aquelas terras para sempre e forçarão Cleo, Magnus, Lucia e Jonas a tomar decisões até então inimagináveis.
favorito

Depois de muito adiar a leitura de "A Primavera Rebelde" eu finalmente decidi que deveria encarar a realidade e partir para Mítica. Existem inúmeros motivos com relação ao porquê de eu ter adiado a leitura do segundo livro da série "A Queda dos Reinos", cujo primeiro livro já foi resenhado aqui no blog. Um deles foi o medo de me decepcionar, afinal, é uma continuação e todos nós sabemos que a probabilidade de ela não ser tão boa é de quase 60%. Mas para a minha surpresa, felizmente, não foi isto que aconteceu. "A Primavera Rebelde" funcionou, e muito bem. Morgan Rhodes amadureceu a sua escrita e deu aos seus personagens mais emoção e veracidade.


"- Acredito que criamos nosso próprio destino, cada um de nós - ela havia dito à mãe na noite anterior. - Não importa quem nos lidera." 
Página 13

Neste livro os laços entre Cleo, Magnus, Lucia e Jonas, estão mais estreitos e extremamente escorregadios. Se compararmos o primeiro livro da série com o segundo, notaremos grandes e drásticas diferenças. Enquanto no primeiro tínhamos personagens mais frágeis e, muitas vezes, mal utilizados; no segundo temos personagens mais maduros e decididos. Morgan conseguiu delimitar a sua narrativa, fazendo com que o ritmo do livro se tornasse mais rápido e os mistérios se desenrolassem mais facilmente. Abordando núcleos que antes ficavam em segundo plano e guardando o pomo de ouro para mais tarde, Morgan Rhodes soube dosar e manipular sabiamente cada linha de sua escrita. E foi muito bom ver esta evolução, eu realmente não esperava um crescimento tão notável do primeiro para o segundo livro - não mesmo. Parece que Morgan encontrou a agulha no palheiro (e eu espero que ela não perca até o final da série). 

A edição brasileira do livro ficou por conta da Editora Seguinte que, mais uma vez, mostrou como se faz uma boa diagramação e revisão. As folhas são amarelas e a fonte segue o mesmo padrão da edição anterior, o que facilita e muito a leitura. A edição também conta com uma mapa de Mítica na primeira página, seguindo novamente a mesma linha do primeiro livro da série. Resumindo: a Editora Seguinte fez um ótimo trabalho. 

Quando se trata de continuações é muito difícil escrever sem entregar nada do que aconteceu, acontece e acontecerá nos próximos livros, mas eu tentei avaliar o livro como um todo sem me prender aos momentos marcantes que a história compreende. É notável que "A Primavera Rebelde" me fez roer as unhas e amassar algumas páginas, afinal, ninguém é obrigado a ver a sua autora favorita matando os seus personagens favoritos como se não houvesse um amanhã. 

"- Sangue é essencial para tudo isso. Ele deve continuar sendo derramado. Muitos vão morrer, muitos terão que morrer para nosso sucesso." 
Página 133

Sem dúvidas "A Primavera Rebelde" é um ótimo livro de transição. Todas as pontas soltas que foram deixadas no primeiro livro, tiveram o seu desfecho neste. Morgan conduziu tão bem a sua narrativa que eu nem percebi quando terminei. Magia, vingança, romance e guerra. É tudo o que você pode esperar deste livro que vai te transportar para um mundo onde o olho do Rei, é o prato principal de amanhã. 


Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Seguinte.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.