Resenha: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz (@cialetras)




Título: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo
Autor(a): Benjamin Alire Sáenz
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 392
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Lembro bem que uns meses atrás quando chegou um encarte da editora com esse livro entre os futuros lançamentos, fiquei contando os dias para ele chegar depois de ler um trecho por acreditar que de alguma forma, algo em mim mudaria com essa leitura ou que ela me traria algum tipo de reflexão que eu precisava. Felizmente, foi exatamente isso que aconteceu.

De um lado temos Ari (Aristóteles) que é um típico adolescente de saco cheio do mundo, das pessoas (em alguns momentos até dele mesmo), do que os pais esperam dele, do que o futuro pode lhe reservar e não está interessado em se enturmar na escola, já do outro Dante que é praticamente o oposto, um jovem cheio de vida, que é apaixonado por coisas simples e com uma relação com os pais cheia de amor e carinho. Quando se encontram, parece que tudo pode dar errado pelas diferenças, mas são essas diferenças que levam gostarem da presença um do outro.

Eu era praticamente invisível. Acho que gostava de ser assim.
Até que surgiu Dante.
Página 33

Em um primeiro momento, eu queria bater no Ari por essa enorme raiva que ele carrega dentro dele de tudo e todos, mas conforme a leitura foi avançando percebi que ele não tinha como e nem com quem deixar seu lado mais calmo aparecer e a amizade com Dante faz com que ele aprenda como lidar com isso. O lado negativo disso é que pela narrativa ser toda em primeira pessoa no ponto de vista dele, ou você se apega ao personagem ou vai ter sérias dificuldades em prosseguir a leitura. Várias cenas me marcaram, mas as que mais me chamavam a atenção eram aquelas em que o Ari observava a forma de Dante se relacionar com pais, sempre de forma simples, aberta e carinhosa.

Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas você entende de primeira. Outras simplesmente não entende... e nunca entenderá.
Página 40

Falando em família, a relação de Ari com seu pai é muito difícil por eles serem tão parecidos. O pai quase não fala, ele quase não fala e a mãe precisa intermediar praticamente tudo entre eles, inclusive tenta fazer com que ele seja mais paciente com o jeito do pai. E há também aquele irmão que ninguém fala dele, fingem que não existe pelo simples fato de não conseguirem mexer na ferida sem pensar em quantas outras feridas são abertas por conta dessa omissão.

O problema não é que eu não ame minha mãe e meu pai. O problema é que não sei como amá-los.
Página 112

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, é um livro mais complexo do que eu esperava, mas tem uma abordagem simples e doce sobre os dramas de dois adolescentes que precisam descobrir mais sobre eles e sobre o universo. Quando falo em complexidade, me refiro aos sentimentos que são abordados durante a leitura que pra mim mesmo com a forma simples que o autor tratou deles, na prática eu sei que não seria assim e me fez refletir. E isso me incomodou, já que em vários momentos o livro parecia falar dos dias atuais apesar de deixar claro que se passava em 1987.

- Nossos pais são muito estranhos.
- Porque amam a gente? Isso não é tão estranho.
- É o modo como amam que é estranho.
- É bonito - eu disse.
Página 385
Enfim, é um livro cheio de frases de efeito que fala sobre amor, aceitação, família e como a jornada de descoberta de cada um é difícil por mais que tenha todas as ferramentas disponíveis para que a tarefa não seja complicada. Com dois jovens com famílias diferentes, não fica difícil se encontrar em alguma delas e (re)pensar em como estão as coisas aí na sua casa ou, no me caso, em como poderá ser no futuro.

Esse livro foi cedido pela Editora Seguinte.
Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.