Resenha: Uma longa queda, de Nick Hornby (@ciadasletras)




Título: Uma longa queda
Autor(a): Nick Hornby
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 336
Ano: 2014
Compre: Buscapé | Submarino
Uma longa queda conta a história de quatro pessoas que se encontram por acaso no terraço de um dos maiores prédios de Londres, na noite de ano-novo, com a intenção de se suicidar. Desesperados mas sem determinação suficiente para pular, Martin, um apresentador de televisão que viu a carreira desabar depois de se envolver em um escândalo, Maureen, uma senhora solitária cuja vida se resume a cuidar do filho que há quase duas décadas se encontra em estado vegetativo, JJ, um músico americano fracassado que sobrevive entregando pizzas, e Jess, a desequilibrada e passional filha do ministro da Educação, começam então uma tragicômica busca por algum motivo para viver, ou pelo menos por alguma desculpa para adiar a morte iminente.

Eu sou suspeita para falar sobre o Hornby, sou fã do trabalho dele e cada novo livro que leio me encanto ainda mais. Uma longa queda foi mais uma ótima experiência minha com o Hornby.

A história gira em torno de Martin, Maureen, JJ e Jess, quatro desconhecidos que se encontram no alto do Topper’s House na noite de Ano Novo e só tem em comum o desejo de se jogar de lá. Por um acaso do destino seu desejo tem que ser adiado e é nesse meio tempo que a história se desenrola.


‘(...) tem outros jeitos de morrer, além do suicídio. É possível ir deixando que partes da gente morram.’

O livro é narrado variando a visão dos personagens, ora é a Maureen que fala, ora o Martin, ora a Jess e ora o JJ, de forma que cada um deles narra um pedacinho da história, sobre é preciso ressaltar duas coisas que considero incríveis, a primeira, o modo como o Hornby conseguiu imprimir personalidade em cada personagem, eles tem personalidades muito diferentes e isso é refletido no estilo de falar deles, o autor conseguiu desenvolver quatro protagonistas completamente diferentes na mesma medida, eles tem espaço igual na história, não tem mais a visão de um do que de outro, isso é fantástico para mim. 

Esse ponto é meio contraditório, gostei do autor dar chance para todos os personagens falarem, mas no fundo eu preferia menos falas da Jess, os capítulos narrados por ela me pareceram chatos, sem contar que eles foram os mais difíceis de entender. O modo dela pensar era complicado de entender, mas se a intenção do autor foi mostrar uma mente conturbada, bom ele conseguiu isso com êxito. O segundo ponto que gostaria de ressaltar é essa mistura não ficou confusa ou repetitiva, ficou perfeitamente compreensível, isso também é fantástico para mim hahaha.

A trama gira em torno da tênue relação entre vida e morte, a questão principal que o livro me despertou foi se vale a pena continuar vivendo, se tudo está ruim e você não vê perspectiva de melhoras, então para que continuar? Uma longa queda não é um livro de ajuda, então ele não vai te dar motivos para continuar vivendo, porém ele vai te mostrar que existe uma outra forma de ver a situação.

Todo mundo passa um tempão sem dizer o que quer porque sabe que não pode ter aquilo. E porque soa feio, ou ingrato, ou desleal, ou infantil, ou banal. Ou porque estamos tão desesperados em fingir que, na real, as coisas vão vem, que confessar a nós mesmos que isso não é verdade parece um passo errado. 
Página 256

Gostei muito do livro, recomendo tremendamente a leitura especialmente para quem já conhece o trabalho do Nick, não recomendo ele para quem não conhece por ser um livro complexo e delicado, quem não conhece o autor talvez não consiga entender todas as sutilezas do texto dele.

Recentemente foi produzido um filme sobre o livro, não vi o filme, mas espero ver em breve, o roteiro foi escrito pelo próprio Hornby então provavelmente o filme deve ser fiel ao livro. Confira o trailer abaixo.



Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.