Uma manhã na Editora Companhia das Letras (@ciadasletras)



Dia 22 de agosto de 2014 além do primeiro dia da Bienal Internacional do Livro de SP, foi também dia dos blogs parceiros visitarem a sede da Companhia das Letras em São Paulo.


Tivemos a oportunidade de conhecer os diversos setores da editora e conversamos um pouquinho com cada pessoa que participa da produção de um livro da editora, seja ele físico ou digital. Dentre os momentos mais interessantes do bate-papo, devo destacar a conversa que tivemos com umas das editoras responsáveis por publicações de não-ficção que nos contou como funcionava o processo de produção de um livro antigamente.



Vocês conseguem imaginar uma máquina gigantesca que usa tintas, moldes, tipografia e pressão para marcar as páginas de um livro? (mais informações aqui) - pois, era exatamente assim que que um livro era produzido quando não existia o computador para facilitar a nossa vida. Ela também falou um pouco sobre a dificuldade de colocar estes livros antigos no mercado novamente, já que o custo é tão alto que às vezes fica difícil conseguir investimento, sem contar nos livros que tem ilustrações/fotografias, onde não se sabe nem a fonte já que os direitos autorais é algo do mundo moderno.


Outro ponto alto do tour, foi quando chegamos ao setor responsável pela publicação dos livros digitais e discutimos um pouco acerca dos preços destes livros e o motivo deles serem praticamente o mesmo preço do livro físico, principalmente aqui no Brasil. Nos explicaram que apesar da diminuição do custo por não imprimir o livro, há outros custos com a produção do e-book que acaba quase igualando o preço. Não sei se você já pensou nisto, mas o livro físico e o e-book tem suas particularidades e aquele papo de "é só converter" é totalmente falacioso.

Nem preciso dizer que fiquei encantada, tanto com o carinho depositado em cada livro, quanto pela paixão que vi nos olhos e nas palavras de cada um dos profissionais envolvidos.

No final do tour/bate-papo nós ganhamos uma ecobag; os lançamentos do mês: O Pintassilgo e 1 página de cada vez; a prova do novo livro de E. Lockhart, Mentirosos, marcadores, bottons e um lápis!



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.