Carrossel - O Filme (@ParisFilmes)



Título: Carrossel - O Filme
Elenco: Paulo Miklos, Noemi Gerbelli, Oscar Filho, Márcia de Oliveira e mais
Direção: Alexandre Boury, Mauricio Eça
Gênero: Aventura / Família
Produção: Diane Maia
Duração: 82 minutos
Distribuidora: Paris Filmes
Classificação: Livre
Estréia: 16/07/2015
Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam para o acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alícia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo senhor Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam a valer. Entretanto, a chegada de González agita o local, já que ele representa uma incorporadora que pretende comprar o terreno do acampamento para transformá-lo em uma fábrica poluidora. Para atingir seu objetivo, González e seu fiel parceiro Gonzalito usam de todos os artifícios possíveis, inclusive sabotar o acampamento e difamar Campos.

Eis que fui convidada para uma sessão #maecomfilhos do filme inspirado na novela Carrossel, confesso que de cara pensei se realmente a experiência seria boa já que o Arthur nunca se interessou muito pela novela apesar de já ter assistido alguns episódios e algumas crianças da turma dele na escola gostarem. O que já tinha me chamado a atenção no filme era o fato de as crianças irem para um acampamento, algo que eu já pensei em colocar o Arthur em algum período de férias depois dos 10 anos já que em escolas públicas eu nunca vi ter e ele ainda não ser dos mais enturmados fora do círculo tradicional de amizades dele. Foi aí que vi a oportunidade do Arthur se interessar desde já pelo assunto assistindo o filme.



Como fica evidente no trailer, as crianças - já não tão crianças assim - estão de férias e vão acampar juntas. Só que não é em um acampamento qualquer, é no Acampamento Panapaná do avô da Alícia que é muito apaixonado pelo que faz. Claro que isso é o anúncio de muitas risadas e confusão, mesmo que elas estejam acompanhadas da diretora Olívia e da Graça. Eles são divididos em dois grupos ao chegar no acampamento e a disputa envolve provas como tirolesa e trilha, claro que para deixar a gente envolvido na história e querer participar desse acampamento.

O que eu achei mais bacana é que o filme foi feito pensado em toda a família, tanto que exploram um pouco o relacionamento da Alícia com o avô e o lado saudosista da diretora com os acampamentos que ela provavelmente frequentou quando criança. Também não posso considerar o filme como infantil e sim juvenil, afinal as crianças da novela já são todas adolescentes e o roteiro não foi focado apenas em quem acompanhou a novela, é visível a preocupação em atingir a família que vai ir ao cinema provavelmente por conta de uma criança/adolescente que gosta da novela, mas vai se divertir sem nunca ter assistido sequer um episódio como foi o meu caso.

O filme tem um ritmo ótimo, não é daqueles filmes infantojuvenis que em menos 30 minutos os pais já está cansado no cinema bocejando, torcendo para acabar e só permanecem na sala porque o filho está curtindo. Fica visível o quão gostoso foi para todos os envolvidos fazerem parte desse projeto não só nos bate papos a respeito como também durante o filme. Ele tem uma história bacana, com direito a vilão querendo acabar com aquele espaço incrível de diversão. Confesso que temia um vilão chato e batido, mas Paulo Miklos e Oscar Filho deram vida aos vilões de forma extremamente divertida, as maiores risadas do Arthur foram com eles com certeza.

A trilha sonora é ótima, com direito as crianças cantando uma versão de We Will Rock You do Queen e PanaPaná que pra mim foram as cenas mais marcantes da produção e fica bem nítido o quão amigas e envolvidas as crianças estavam, o quanto elas estavam se divertindo ali. Sem contar que PanaPaná me fez sentir saudades da minha infância, me vi naquela música. Confira abaixo o vídeo e veja se não faz todo sentido o que estou falando.


Preciso encerrar dizendo que espero que o filme seja sucesso de bilheteria, algo que não será difícil já que as pré-estreias foram lotadas e as pessoas que assistiram gostaram muito do filme mesmo sem ter assistido a novela como nós, já que a novela foi usada mais como marca para vender o filme do que teve a intenção de ser uma continuação da novela. Isso seria importante para que as produtoras pensassem mais em fazer produções nacionais bacanas para as crianças terem a oportunidade de estar próximas dos personagens que as encantam, afinal esse é o primeiro filme com acampamento nacional, mas não é o primeiro filme com acampamento que eu vi e curti.

Curiosidade

O filme foi gravado no acampamento Águias da Serra que fica localizado na zona sul em São Paulo. Na coletiva de imprensa o elenco e a produção contaram um pouco sobre a rotina de gravações como vocês podem conferir no vídeo abaixo que a Sam gravou.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.