Resenha: O Farol do Porto da Paz




Título: O Farol do Porto da Paz
Autor(a): Kelly Cortez
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura
ISBN: 9788576798033
Páginas: 464
Ano: 2012
Skoob | Comprar
Toninho e sua família moram diante de um belo cenário litorâneo brasileiro: o Farol de Touros, no Rio Grande do Norte. Diante dele, a família Paiva vive momentos angustiantes e marcantes inesquecíveis para o menino doce e sonhador. Mesmo contra as aspirações do pai, que pertencia à Marinha e desejava o mesmo futuro para o filho Toninho parte do litoral nordestino para ser um grande correspondente internacional. Já formado, Tonny Paiva cobre os primeiros ataques no Iraque como um reconhecido profissional. Ao se deparar com inúmeros acontecimentos em meio à guerra, o audacioso jornalista revê seus conceitos e relembra de sua infância, o que impactará em suas atuais decisões.
Por Thalita Oliveira
Esse livro foi cedido pela própria autora para resenha.

A narrativa começa na infância de Toninho, ele, seus 3 irmãos e seus pais moravam num cenário paradisíaco, uma praia linda de frente para varanda de casa, tinham tudo para ser uma família feliz e quase conseguiam isso, não alcançavam devido a mão de ferro que os controlava, o pai, aquele que deveria lhes dar amor e carinho lhes dava duras prendas, surras que deixavam cicatrizes e nunca foi capaz de dizer que os amava. E foi nesse meio familiar conturbado que Toninho cresceu, manteve para si durante anos o sonho de se tornar jornalista, até que ele passa na faculdade e finalmente começa a dar os primeiros passos na realização desse sonho. 

Alguns anos se passam Toninho agora prefere ser chamado de Tonny Paiva, mora e trabalha em Londres, se tornou um egoísta, não demonstra mais qualquer traço daquele sorriso encantador do Toninho, para ele aquele garoto morreu. Ele recebe uma gorda proposta para ir trabalhar cobrindo os primeiros ataques no Iraque, ele nunca havia trabalhado com coberturas desse tipo, mas a proposta era muito boa e iria ajudar no currículo dele, então ele decide sair de Londres e ir para o Iraque para aquele trabalho que deveria durar apenas algumas semanas, mas chegando ao Iraque uma serie de reviravoltas acontecem e Tonny Paiva vai aprender umas boas verdades sobre a vida. 

O Farol do Porto da Paz é um livro incrível, tem uma narrativa tão rica em detalhes que consegue transportar o leitor para o cenário, eu preciso destacar os cenários do Iraque, em diversos momentos eu me perguntei se a Kelly havia estado no Iraque por que as descrições são muito realistas, esse é um dos principais pontos do livro, a história é incrível, mas a quantidade de detalhes que foi inserida torna a história muito mais prazerosa. 

A história é emocionante, o modo como os personagens foram conseguindo se libertar das garras autoritárias do chefe da família e indo atrás dos seus sonhos me fez chegar às lágrimas. Embora a trama seja focada no Toninho durante a primeira parte do livro vemos o contexto no qual ele se criou como o pai era autoritário e machista, as surras que a família levou do pai e mais toda a tortura psicológica que todos acabaram sofrendo, mas chega um momento que os irmãos de Toninho resolvem dar um basta naquilo e começar a trilhar o seu próprio caminho, lógico que a princípio isso não é fácil, mas ainda sim eles lutam e vão atrás de seus sonhos. 

Descobertas, esse é o termo que define O Farol do Porto da Paz, a trama toda se desenvolve em torno de descobertas, descobertas de novos lugares, sentimentos e principalmente de si mesmo. O livro só não ganha 5 estrelas pelo formato da diagramação e como foi organizada a história, a falta de capítulos e separações entre os pensamentos dos personagens foi algo que complicou bastante a leitura durante as primeiras 100 páginas, que foi o momento que eu consegui pegar o ritmo do livro. Eu lia, lia e lia e parecia que não saia do lugar. Se esse ‘erro’ for corrigido o físico vai fazer jus à história. 

Eu adorei o livro e o recomendo para todos que tem um pouco de maturidade literária, a trama contém cenas fortes e a leitura é bastante densa, por isso recomendo para aqueles que já tem mais maturidade literária, aqueles que já conhecem histórias como ‘Cruzando o Caminho do Sol’ e ‘A Cidade do Sol’. 

Antes de finalizar gostaria de dar os parabéns a Kelly, o livro é ótimo é Kelly! E gostaria de agradecer a ela também por ter me proporcionado à chance de me maravilhar com essa obra. 

Pessoal acho que é isso que eu tinha para falar para vocês. Curtiram a resenha? Pretendem ler ou já leram o livro? Deixem suas opiniões e voltem para conferir minhas respostas :3 . 

Beijão.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.