Especial: Audiobooks e Blade Runner


Tive a oportunidade de adquirir um audiobook (ou audiolivro) de graça e resolvi aproveitá-la para ler (ou melhor, ouvir) um livro que há muito tempo desejava: Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick, que deu origem ao filme Blade Runner. Pretendo com esse post passar um pouco da minha experiência com um audiobook enquanto faço uma mini-resenha dessa obra que, já adianto, é excelente e provocante do seu próprio jeito.

Em primeiro lugar há mais de uma maneira de se ouvir um livro. Pode-se tanto comprar o arquivo MP3 e escutá-lo como se fosse uma música, no computador, no celular ou em outro dispositivo qualquer, quanto usar um serviço especializado nisso. No meu caso usei o Audible.



Audible é um serviço da Amazon focado exclusivamente em audiobooks. O acervo deles é enorme e possuem um aplicativo gratuito para celular com várias funções, tais como controlar a velocidade da narração, marcar trechos preferidos e algumas outras. Por outro lado, a compra aqui no Brasil é dificultada por ser um serviço exterior e por também, até onde vi, só possuírem audiobooks em inglês.


Mas se puder eu recomendo fortemente que tente. A principal vantagem é ter um tempo de "leitura" totalmente controlável, inclusive sabendo de antemão quantos minutos levam cada capítulo. Isso deixa muito mais fácil programar o começo e o término de cada livro, principalmente para quem têm dias corridos.

A principal desvantagem, porém, é ter que se adaptar com outra pessoa (ou pessoas) lendo para você. Pelo que pude entender existem dois tipos de narração, a normal e a encenada. A narração normal consiste em apenas uma pessoa lendo palavra por palavra, inclusive fazendo as diferentes vozes dos personagens. Já a narração encenada é como uma rádio-novela de antigamente, em que múltiplos atores interpretam os múltiplos personagens e o/a narrador(a) do livro.

No caso de Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? a narração foi normal e o narrador faz um trabalho decente, mas ter apenas uma voz lendo para você é por vezes cansativo e por vezes confuso, principalmente durante diálogos. Ajudou o fato de o livro em si ser interessante e muito bem escrito, de modo que pude ficar atento mesmo com esses probleminhas.


Philip K. Dick explora o conceito de "o que é estar vivo?" enquanto nos mostra um dia de Rick Deckard, caçador de recompensas responsável por "aposentar" androides que estejam se escondendo em São Francisco, nos EUA. Ele mostra uma Terra decadente, quase inabitada e ainda sofrendo os efeitos de uma guerra mundial devastadora. O grosso da humanidade migrou para as colônias espaciais, onde a principal mão de obra são androides cada vez mais avançados e chegando perto de serem idênticos aos seres humanos.

Sinto que, por ser um livro tão provocante e astuto, tive uma experiência melhor com ele sendo narrado para mim do que se o estivesse lendo. No começo foi difícil me acostumar com um narrador que não estivesse dentro da minha cabeça, mas superada essa etapa pude apenas fechar os olhos e mergulhar no mundo triste de Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? com mais facilidade do que com leituras convencionais. Não ter nenhum estimulo visual ajuda a imaginação a ir mais longe. É quase como voltar a época em que seus pais liam histórias para você dormir.

No todo, eu gostei muito da minha experiência com audiobooks. É uma alternativa mais prática para a leitura convencional, principalmente se tempo for um fator importante no seu dia a dia. Porém, reitero que eles podem ter um grave problema, que é justamente a narração, normal ou encenada. Tive a sorte de pegar um narrador bom, mas um ruim pode estragar toda a experiência. Se for usar o Audible sugiro que leia a seção de comentários de cada livro primeiro, para assim obter uma opinião geral do desempenho daquele audiobook.

O mais próximo de um serviço brasileiro desses que encontrei foi o Universidade Falada, mas não utilizei então não posso dizer se é de qualidade. Caso queiram uma amostra grátis e curta da experiência de um audiobook é só acessar o Leitor Cabuloso e baixar o conto que mais os interessar na seção PodFiction. Alguns dos contos são de excelente qualidade, tanto no conteúdo quanto na narração.

Por fim, para aqueles que também adoram o filme Blade Runner mas nunca leram Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? eu recomendo fortemente, seja como áudio ou como texto. Mesmo usando muitos dos mesmos personagens e a mesma temática a história é quase totalmente diferente do filme, com elementos mais surreais e até mesmo religiosos, e tão satisfatória quanto.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.