Resenha: O Mundo de Marguerite Sülever, de Mylena Araújo (@EditoraSeloJove)




Título: O Mundo de Marguerite Sülever
Autor(a): Mylena Araújo
Editora: Selo Jovem
Páginas: 170
Ano: 2013
Skoob
Compre
1814 França, Lyon, lar do senhor Sülever um homem ganancioso e cruel. Marguerite sua única filha ganha o desprezo do pai ao nascer e seu berçário torna-se o leito de morte de sua mãe, com ódio e tristeza em seu coração, Senhor Sülever evita tudo e a todos, trancando-se em sua grande biblioteca. Com o passar dos anos a pequena miss Marguerite, como é chamada por sua governanta Suellen, tem o pai como um completo estranho, mas nem tudo está perdido, a pequenina tem a companhia de seus fiéis primos Freana e William. Ao completar seus 14 anos de idade, a jovem Marguerite finalmente tem um final feliz e misterioso.


Com apenas 13 anos, a pequena Marguerite tem tudo o que muitos podem querer é filha de um homem muito rico, tratada por sua governanta Suellen como uma princesa, tem dois primos maravilhosos como companhia - Freana e William - só que mesmo assim é muito infeliz devido a rejeição que sofre por parte de seu pai que não aceita que sua mãe , nada menos que seu grande amor, faleceu para que ela pudesse nascer. E por isso ela cresce com a ausência do pai, consequente uma ausência de amor.

Morgana e Ramon Sülever apesar de se amarem muito, são um casal bem diferente do que estamos acostumados a ver na literatura. Enquanto ela é gentil e carinhosa com todos a sua volta, ele é extremamente orgulhoso e rude, até mesmo com sua amada esposa. E isso acaba se refletindo muito na relação com sua filha Marguerite por ele sentir que ela tem culpa na morte da mãe, mesmo a menina sendo extremamente parecida com sua mãe por sua bondade e doçura.

A amizade entre Marguerite e seus primos Freana e Willian que perderam seus pais, na mesma época em que a menina nasceu e precisaram ser criados pelo tio é emocionante. Todos cresceram sem o amor dos pais, mesmo que devido a circunstâncias diferentes e a governanta passou a assumir o papel de mãe deles por isso, a vida deles não é resumida apenas em abandono, mas mostra um amor que surge onde menos se espera.

Com uma narrativa simples e sem muitos detalhes de época - algo que eu sinceramente esperava ver pelo livro se passar na França em 1814 -, o livro prende o leitor pela curiosidade no desenrolar da história já que é totalmente imprevisível o capítulo seguinte, por isso é uma leitura perfeita para uma tarde ociosa.

Apesar de ter uma proposta até interessante, O Mundo de Marguerite Sülever infelizmente não foi um livro que me agradou muito por achar a narrativa não contribui muito para a mensagem que a autora tentou transmitir de como com muita persistência é possível alcançar a redenção de uma pessoa. Também não consegui me envolver satisfatoriamente com a parte sobrenatural que é apresentada no decorrer da história, achei que ficou um tanto confusa nessa parte e poderia ficar mais convincente se fosse destacada desde o início da história e mais aprofundada.

Mesmo com essas ressalvas, o livro vale a pensa ser conferido por ter uma boa história para ser conhecida e ser uma leitura rápida. Certamente não agradou a mim, mas pode sim conquistar outras pessoas. A editora informou que está trabalhando numa melhora da história para a segunda edição o que mostra o comprometimento da editora com seus leitores.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Selo Jovem.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.