Resenha: A Prisão Mal-Assombrada, de Joseph Delaney (@BertrandBrasil)



Título: A Prisão Mal-Assombrada
Autor(a): Joseph Delaney
Ilustrações: Scott M. Fischer
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 112
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre
A história começa com a primeira noite do órfão Billy, de quinze anos, como guarda de uma sinistra prisão. Mas essa não é uma cadeia qualquer com prisioneiros comuns. Nela há celas mal-assombradas que não podem ser usadas, sussurros e gritos durante a noite. E o temido Poço da Bruxa. Billy é alertado a manter distância do prisioneiro que fica lá no fundo do poço. Mas quem poderia ser? O que poderia ser tão assustador?
O cenário deste livro é inspirado no Castelo Lancaster, onde, em 1612, as bruxas de Pendle ficavam trancadas antes de serem julgadas e enforcadas. Elas eram mantidas em uma cela conhecida como Poço da Bruxa. Quando Joseph Delaney visitou o castelo, ficou imaginando o que teria restado lá embaixo depois que as bruxas se foram.
Uma história de terror digna dos mestres do gênero.

Desde que a editora anunciou o lançamento desse livro, fiquei muito curiosa para conferir, por já ter uma vontade imensa de ler Aventuras do Caça-Feitiço por ser tão elogiada que é do mesmo autor. Como já dito na sinopse, o cenário desse livro é inspirado no Castelo Lancaster, conhecido por em 1612 ser o local onde as bruxas de Pendle ficavam trancas até serem julgadas e enforcadas.

Ninguém se aproximava do castelo sem ser percebido. Sempe havia olhos observando, sempre havia pessoas vigiando alguma aproximação.
Página 20

O protagonista, Billy Calder é um garoto orfão comum que deseja apenas conseguir algum dinheiro para sobreviver assim que sair do orfanato em que vive, por isso aceita trabalhar na prisão como guarda. Billy já sabe que da fama nada boa do local que o deixa com muito medo, ele não tem como escolher um outro tipo de trabalho e isso o ajuda a encarar o local assustador.

Com uma narrativa simples e em primeira pessoa, A prisão mal-assombrada prende o leitor logo nas primeiras linhas pela curiosidade já que o autor consegue criar todo um mistério e deixa aquele ar sombrio nas palavras do garoto que deixa claro todo seu pavor pelo lugar só das histórias que ouviu sobre os fantasmas que cercam o lugar com destaque para Netty Pescoçuda, umas das prisioneiras executadas no lugar e que o assombra. 

Outro personagem que merece destaque é Adam Colne, é ele quem fica responsável por auxiliar Billy no início das suas atividades e seu jeito rustico, já deixa o garoto avisado que as regras do local não podem ser violadas nunca. Mesmo com o jeitão duro de ser dele, percebe-se o seu lado paternal na forma de orientar o garoto e pra mim, na condição de mãe, não foi difícil me identificar, rs.

- Essa é a entrada para o Poço da Bruxa, e, atrás daquela porta, você enfrentará o seu pior pesadelo. Nunca vá até lá e agradeça por não estar no meu lugar.
Página 50

Para completar todo esse clima de terror, o livro tem ilustrações que complementam muito bem o clima do texto. Esse casamento perfeito entre texto e ilustrações pra mim costuma fazer toda a diferença, por isso fiquei muito satisfeita com o conjunto pois Scott M. Fischer fez um belíssimo trabalho. Eu recebi primeiro a prova, que foi onde fiz a primeira leitura - sim, eu li duas vezes - e alguns dias atrás recebi a versão definitiva e não houve muita diferença nas ilustrações.




O que deixa um pouco a desejar é que a história acaba quando fica mais interessante, acaba. Sei que já era algo previsível pela quantidade de páginas e por ser um livro infantojuvenil, mas mesmo assim fiquei com aquela sensação de por que o autor não escreveu mais? já que o livro tem um grande potencial. Vale também ressaltar que com certeza a proposta do autor ao escrever esse livro, não era criar nada complexo tanto que não houve um aprofundamento dos personagens, ele queria apenas passar ao seu público as lições aprendidas por Billy decorrentes do seu comportamento e nesse ponto cumpriu bem o seu objetivo.

Livro mais do que indicado para todas as idades, certeza que mesmo que você que você não esteja entre o púbico que o livro se direciona, vai sentir muito medo enquanto lê esse livro e a leitura será bem rápida.

A prova e o livro foram cedidos pela Editora Bertrand Brasil.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.