Resenha: As MAIS 4 - Toda Forma de Amor, de @patbarboza (@Verus_Editora)




Título: As MAIS 4
Subtítulo: Toda Forma de Amor
Série: As MAIS
Autor(a): Patrícia Barboza
Editora: Verus
Páginas: 163
Ano: 2014
Skoob
Compre: Buscapé | Submarino | Amazon
No quarto volume da série As MAIS, acontecimentos surpreendentes vão fazer com que a mais fofa e meiga do quarteto repense o significado da palavra amor. A Ingrid, a I das MAIS, descobre que esse sentimento pode ir muito além do romance. O que será que vai acontecer para que ela perceba que uma palavra tão pequena esconde significados gigantescos? E o Centro Educacional Machado vai torcer para o seu próprio popstar! O Eduardo será o grande representante da escola no reality show Internet Pop Music. Se bem que o colégio mais movimentado do Rio de Janeiro esconde mais um artista famoso. Ou serão dois? Hummm… É claro que a Mari, a Aninha e a Susana serão as grandes companheiras da Ingrid nessa redescoberta do amor. Mergulhe nas novas histórias dessa turma inseparável e descubra que toda forma de amor vale a pena!

Apesar da minha "muita" idade, ainda me apaixono por histórias adolescentes voltadas para meninas como uma certa frequência, principalmente quando são bem desenvolvidas como é o caso da série As MAIS da Patrícia Barboza que eu acompanho desde 2012 quando foi lançado o primeiro livro.

Nesse quarto volume da série, a autora nos aproxima um pouco mais da Ingrid que é o I das MAIS que é, sem dúvida, a mais romântica e amorosa das meninas. Desde quando soube que cada uma teria um livro seu, sempre imaginei que a Patrícia falaria sobre amor no da Ingrid de uma forma fofa e que nos fizesse entender sobre as paixões adolescentes, mas felizmente não foi apenas isso e eu sai surpreendida dessa história. Apenas pra relembrar, MAIS é a sigla carinhosa para o grupo composto por Mari, Aninha, Ingrid e Susana que são amigas inseparáveis.

A Patrícia fez questão de explorar as relações familiares da Ingrid, mostrando a importância dos laços dela com a mãe e a irmã, além do carinho imenso que ela sente pelo padrasto que a criou depois do falecimento de seu pai com um carinho de filha mesmo. Além disso, uma nova situação mostra pra ela o quanto ela sempre foi amada e como poderia ter sido diferente quando alguém surge para mostrar uma nova forma de amor pra ela. A narrativa em primeira pessoa nos deixa próximos da personagem o suficiente para entender todos esses conflitos e torcer para que ela consiga se compreender com tantos sentimentos em jogo.



Em paralelo com esse monte de sentimentos novos que a Ingrid vai aprender a conviver, tem a participação do Eduardo, namorado da Suzana, no reality show Internet Pop Music que agita não só a rotina das garotas no colégio, mas também afeta a amizade, até então, inabalável delas. Fiquei apreensiva pra saber se no fim tudo daria certo e agora estou curiosa pra saber o que a Pat reserva para a Suzana no quinto livro da série. Além de tudo isso, ainda tem pessoas colhendo as vantagens da fama que apareceu tão inesperadamente para elas.


Uma das cenas que mais mexeram comigo, foi quando a Jéssica, irmã da Ingrid, a questiona sobre o amor que ela sente por ela e quando ela escolhe uma forma mais suave de explicar para a pequenina sobre as crianças que ela cuida na ONG. O cuidado que a autora teve para criar essas situações complexas e transmiti-las de uma forma leve, só reforçam o que eu já senti lendo os outros livros.


A minha única ressalva é que, assim como no terceiro, as ilustrações internas não são mais coloridas na cor da capa, mas os desenhos permanecem lindos e complementam bem a história quando é preciso.

Apesar não ter falado muito sobre a história por medo de dar spoilers, eu ainda recomendo muito os livros para as minhas amigas e para todas as pessoas que querem presentear meninas entre 10 e 15 anos, é uma série que certamente elas vão se identificar em algum momento e pode ajudar até mesmo adultos a compreenderem melhor essas meninas. Estou ansiosa pelo próximo, espero que o quinto livro traga um desfecho bem bacana para a série.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.