Por Lucas Souza
Título: A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso num Armário Ikea
Autor(a): Romain Puértolas
Editora: Record
Páginas: 256
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre
A figura de um faquir está associada à meditação, ao treinamento e à magia. Mas, no caso de Ajatashatru Ahvaka Singh, é mais provável que o público se depare com truques e trapaças. A última de suas artimanhas foi convencer sua aldeia a pagar por uma viagem a França para adquirir a Camadepregösa, um modelo de cama de pregos vendida pela Ikea. Só que ele não contava em ficar preso dentro de um dos armários da loja. Nem que o móvel seria despachado para outro país. Assim, o faquir e seu turbante partem para uma aventura, ainda que involuntária, pelo mundo, fazendo uma horda de inimigos, alguns amigos e aprontando muitas confusões pelo caminho.
O indiano Ajatashatru (pronuncie como quiser) é um faquir, aqueles homens que encantam cobras e ficam sentados em pose de lótus usando turbantes, que embarcou numa viagem para a Europa financiada pelo povo de sua vila. O objetivo? Comprar uma cama de pregos. Em meio a falcatruas e trapaças, o faquir embarca numa aventura que nem imaginava: ficar preso dentro de um armário e viajar pelo continente europeu.
A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso num Armário Ikea está entre os livros mais legais de 2014, com certeza. A história curta e bem aproveitada escrita pelo autor Romain Puértolas me conquistou logo no começo. A história é daquelas que logo de cara é possível se identificar e saber que será uma leitura agradável.
O faquir Aja (apelido carinhoso, porque digitar aquele nome é complicado) foi um personagem de longe “peculiar”. As atitudes dele são as mais malucas: como uma nota de 100$ (a única levada para a viagem) impressa apenas de um lado segura com um fio de nilon invisível para enganar as pessoas. É assim que o ponta pé inicial da aventura é dado, e diga-se de passagem, da maneira mais cômica possível.
A narrativa foi um show à parte. Às vezes, por mais que o livro tenha algum ponto negativo, se a narração me ganhar e conseguir me entreter, a história ganha pontos comigo. Romain fez metáforas e comparações interessantes, com um humor polido e inteligente. Num capítulo ele compara os batimentos cardíacos do personagem à uma bateria em pleno carnaval da Sapucaí. Pela situação de Aja no momento eu achei a comparação genial e engraçada. Por ter uma origem estrangeira e usar muitos nomes diferentes, o livro contém vários parênteses explicando como pronunciar os nomes, mas de forma engraçada. Falando em nomes, impossível não destacar os dois deles: Miranda-Jéssica e Tom Cruise-Jésus Cortés Santamaria. Peculiares, não?
- O armário que vimos nas imagens? (..)- Foi despachado...- Despachado?- É, despachado. Enviado. (...)- Para o Reino Unido...Todos engoliram em seco juntos.Cada um com sua garganta, é claro"Página 63
A exploração do tema imigração é o foco do livro. A cada passagem de Aja por países europeus situações são colocadas de maneira cômica mas que mostram como é difícil a vida de um imigrante. De país em país vi como as leis são diferentes para cada um e como complicam muitos trâmites. Aja criou cumplicidade com algumas pessoas que encontrou pelo caminho e arrumou um inimigo também. Esses laços foram responsáveis pelas situações cômicas e tensas também no desenvolver da trama.
A Extraordinária Viagem do Faquir que Ficou Preso num Armário Ikea foi uma surpresa, das mais agradáveis possível. Romain acertou em tudo, na dosagem das situações vividas pelo faquir e no desfecho do livro. Apesar de não ter sido um final muito crível, ficou engraçado e inusitado. Ou seja, leitura mais que recomendada para quem quer uma boa dose de humor e diversão.
Esse livro foi cedido pelo Grupo Editorial Record.
Post por Lucas Souza.
Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.